Dados sobre a violência contra a mulher

Observatório da Violência contra a Mulher:

busca ativa de casos e análise integrada de dados

NOVO: DADOS ATUALIZADOS DE 2015 A 2019 (veja abaixo)

 

A informação sistematizada sobre a ocorrência dos casos atendidos nos serviços de saúde é de suma importância na construção de ações de enfrentamento da violência, pois é a partir de tais informações, que a rede de atenção à mulher em situação de violência poderá se estruturar.

A subnotificação de casos de violência tende a se potencializar nos municípios de pequeno e médio porte, como é o caso de Viçosa-MG, devido a diversos fatores como, por exemplo, à precariedade de funcionamento das instituições e serviços responsáveis pela produção das informações.

Dado os problemas enfrentados na notificação dos casos, bem como a importância da produção de informações para planejamento de ações de enfrentamento à violência, a busca ativa de casos tem sido priorizada como estratégia de qualificação das informações sobre violência no campo da saúde.

Entendemos que, somente a partir do conhecimento sobre a dimensão e características do problema, será possível enfrentá-lo. Nesse sentido, é importante o investimento em ações, que incluem a formação de agentes públicos para notificação de casos de violência contra a mulher, a sistematização, análise e divulgação periódica das informações subsidiando o planejamento e avaliação das ações e políticas de enfrentamento da violência, além da articulação das ações dos diferentes atores envolvidos no enfrentamento da violência em Viçosa.

Para acesso aos dados disponíveis sobre a violência contra a mulher em Viçosa- MG clique no link abaixo, o arquivo será aberto com extensão PDF:

Os dados são referentes ao grupo de trabalho “Observatório da Violência”, que compõe eixo do Programa Casa das Mulheres.

Ano: 2015 (clique aqui – 2015)

Ano: 2016 (clique aqui – 2016)

Ano: 2017 (clique aqui – 2017)

Ano: 2018 (clique aqui – 2018)

Ano: 2019 (clique aqui – 2019)

 

 

Endereço

Ed.Arthur Bernardes, sl.9 (subsolo). Campus Universitário
Viçosa, MG – 36570-000
Fone: 3612-1451 / e-mail nieg@ufv.br

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress