Cursos e Eventos

Cursos:

Capacitação de Agentes Comunitárias de Saúde para o enfrentamento da violência contra as Mulheres.
Objetivo: Identificar quais são os tipos de violência contra as mulheres e como é o funcionamento da rede protetiva, procurando entender qual o papel dos Agentes Comunitário (a)s de Saúde na mesma.
Publico: Agentes Comunitário(a)s de Saúde da cidade de Viçosa
Período: 10, 11,18, 24 de Novembro e 02 de Dezembro de 2011

Capacitação de Conselheiras Tutelares para o enfrentamento da violência contra as mulheres 
Objetivo: Realizar uma reflexão sobre as relações de gênero e a violência Doméstica, discutindo o enfretamento da violência contra as mulheres e as possibilidades de atuação do Conselho Tutelar na Rede Protetiva.
Publico: Conselheiras Tutelares e estudantes do projeto
14 de Outubro e 04 de Novembro de 2011

Curso de formação para Agentes de Combate às Endemias
Objetivo: Capacitar agentes de combate às endemias em temas relacionados a sua atuação profissional problematizando limites da prática cotidiana e refletindo sobre possibilidades de superação e enfrentamento dos mesmos.
Público alvo: Agentes de combate às endemias do município de Viçosa-MG
Período: 03/10/2011 a 07/10/2011

Módulo sobre a violência contra as mulheres em curso com Empregadas Domésticas promovido em parceria com a Incubadora de Tecnologias Populares (ITCP)
Objetivo: Promover a compreensão, reflexão e aprofundamento sobre as relações de gênero, a violência no meio doméstico e como funciona a Rede Protetiva.
Público: Empregadas domésticas do município de Viçosa.
Período: 14 e 21 de Setembro de 2011

Casa das Mulheres Curso de Formação
Objetivo: Promover a capacitação e a reflexão sobre a violência contra as mulheres, os tipos de violência cometidos contra as mesmas e os seus direitos legais.
Publico: Estudantes e estagiários da Casa das Mulheres, profissionais que atuam nessa área e demais interessados nos assuntos.
I Módulo: 29 de Abril, 06,20 e 27 de Maio de 2011
II, III e IV Módulo: 25 a 29 de Julho de 2011
V Módulo: 26 de Agosto e 22 de Setembro de 2011

Formação dos profissionais das equipes de saúde da família: introdução ao trabalho na atenção básica à saúde-turma I
Objetivo: Oferecer um curso de formação para profissionais das equipes da Estratégia Saúde da Família de Viçosa-MG, seguindo orientações que determinam os diplomas legais do ensino profissional de nível técnico e a Lei Municipal LEI Nº 2.112/2011 e tendo como perspectiva a melhoria da qualidade de resposta do setor saúde às demandas da população, estímulo à participação e controle social e reflexão sobre a prática cotidiana da atenção básica à saúde.
Público alvo: Profissionais das equipes de saúde da família de Viçosa-MG, incluindo enfermeiros/as, técnicos/as e agentes comunitários/as de saúde.
Período: 09/05/2011 a 27/05/2011

 

Eventos:

Encontro “Comunidade Ativa” nos conjuntos habitacionais do PMCMV em Viçosa
Objetivo: Atividades definidas com a participação dos moradores a partir de resultados do DRP (Diagnóstico Rápido Participativo) realizado nos conjuntos, tendo como eixo central a organização social, geração de trabalho e renda e educação ambiental. O intuito foi a mobilização dos moradores para oficinas realizadas posteriormente. As atividades levaram informações a respeito do atendimento prestado pela Casa das Mulheres as mulheres vítimas de violência; cuidados gerais com a saúde dos animais domésticos; prevenção da dengue, jardinagem,  hortas domésticas e compostagem.
Público alvo: moradoras e moradores dos conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida de Viçosa, estudantes que desenvolvem trabalhos junto ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero e demais interessados.
Período: 10, 17 e 31 de maio de 2014.

III Seminário de Enfrentamento da Violência contra a Mulher
Objetivo: reflexão sobre as ações realizadas no enfrentamento à violência contra as mulheres em Viçosa e na microrregião.
Público alvo: parceiros da Rede Protetiva “Casa das Mulheres”, cidades pertencentes a Comarca de Viçosa, cidades vizinhas, estudantes que desenvolvem o trabalho junto ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero e demais interessados.
Período: 22/11/2013

II Seminário de Enfrentamento da Violência contra a Mulher
Objetivo: pensar o que tem sido feito no enfrentamento à violência contra as mulheres em Viçosa e na microrregião.
Público alvo: parceiros da Rede Protetiva “Casa das Mulheres”, cidades pertencentes a Comarca de Viçosa, cidades vizinhas, estudantes que desenvolvem o trabalho junto ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero e demais interessados.
Período: 27/06/2012

Inauguração da nova sede do Programa “Casa das Mulheres”
Objetivo: receber e encaminhar mulheres em situação de violência, para isso, conta com o apoio de cerca de setenta estagiári@s de diferentes cursos, como direito, psicologia, pedagogia que exercem papel importante no auxilio das vítimas.
Período: 02/04/2012

I Seminário de Enfrentamento da Violência contra a Mulher
Objetivos: apresentação do banco de dados da violência em Viçosa, discussão da violência em grupos de trabalho, propositura de políticas públicas que coíbam a violência contra as mulheres em Viçosa e região, e produção de um documento de compromisso com análises e encaminhamentos ratificados em plenária com o intento de efetivar as políticas públicas tangentes ao tema.
Público alvo: parceiros da Rede Protetiva “Casa das Mulheres”, cidades pertencentes a Comarca de Viçosa, cidades vizinhas, estudantes que desenvolvem o trabalho junto ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero e demais interessados.
Período: 25/11/11

I Conferência Regional de Políticas para as Mulheres
Objetivo: discutir as políticas públicas para as mulheres no âmbito da saúde, educação, gênero, violência doméstica, trabalho e geração de renda no âmbito nacional, estadual, regional e municipal.
Público alvo: parceiros da Rede Protetiva “Casa das Mulheres”, cidades pertencentes a Comarca de Viçosa, cidades vizinhas, estudantes que desenvolvem o trabalho junto ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero e demais interessados
Período: 27/08/11

Pacto Municipal de Enfrentamento da Violência contra a Mulher
Objetivo: fixar cooperação mútua com o fim de propiciar o desenvolvimento pleno de políticas públicas de enfrentamento da violência contra a mulher em Viçosa e região
Público alvo: instituições parceiras da Rede Protetiva “Casa das Mulheres”
Período: 05/04/2011

Endereço

Ed.Arthur Bernardes, sl.9 (subsolo). Campus Universitário
Viçosa, MG – 36570-000
Fone: 3612-1451 / e-mail nieg@ufv.br

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress